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Last updateQua, 25 Jan 2017 7pm

Marketing na prestação de serviços

Prestação de serviços

Marketing de serviços tem galgado um espaço grandioso e vem avançando incomensuravelmente no mundo globalizado do meio profissional.

Na atualidade é possível observar um aumento no que tange a prestação de serviços. Mas que em concomitância neste mesmo segmento é notável que há uma significativa insatisfação o que culmina em várias queixas que dentre muitas é possível listar algumas, como por exemplo, a não utilização dos dados dos clientes por parte das organizações empresariais, a falta de investimento em empresas com capacidade de criação de propaganda de nível satisfatório para aguçar a expectativa dos consumidores de forma positiva, bem como a inércia na definição e meios de atingir os escopos propostos pela organização de modo geral.

O que se entende é que para prestar um serviço de excelência almejando o tão sonhado sucesso se faz necessário que:

Faça-se contratações plausíveis, ou seja, contrate na verdade os melhores, não necessariamente os mais caros.

Que se mantenha um bom networking, isto é, estabelecer uma boa rede de contatos.

Ter agressividade ao que tange o comportamento do cliente para atende-lo sem que o mesmo tenha que perder tempo, visto que tempo é dinheiro.

Ter foco no escopo estabelecido pela organização, e isto requer uma missão muito bem definida e concomitantemente clara.

Estabelecer uma política financeira e de fluxo de caixa arrojada e sustentável.

Impressionar com imagem ética e de responsabilidade o que culmina na perseverança, cuidados e investimento na sua marca, que nesse caso é o seu bem maior.

Manter um sistema de informação capaz de fornecer dados dos clientes, da concorrência (muito importante) e do seu produto e usufruir de forma igualmente inteligente desse sistema de informação em prol do seu serviço.

Fazer agrupamento dos clientes por volume de vendas, segmentar esse volume bem como observar a aceitabilidade por região.

Existe um adagio em que afirma que “tudo na vida tem um preço”, honestamente é possível afirmar diante disso que o que existe mesmo é a prestação de serviços. Não obstante graças a globalização é que pode ser considerada como o diferencial que pode-se denominar de valor dos serviços prestados por uma organização a outrem.

Contudo, é possível ainda afirmar que o empreendedor do presente só obterá sucesso no futuro se buscar um entendimento na importância da prestação de serviço com excelência no mundo dos negócios.

Mas para que o sucesso e a aprovação do seu serviço seja reconhecido como um diferencial se faz extremamente necessário que se observe alguns pontos estratégicos, como por exemplo, a precificação para a prestação de serviços.

Conhecer a necessidade do seu cliente, avaliar o desejo ao qual possa direciona-lo a contratar os seus serviços, observar quais são as suas expectativas ao que se refere à prestação desse serviço por sua empresa e em muitos casos é de extrema relevância conhecer os hábitos do seu cliente. Analisar quando um cliente recebe mais do que fora anunciado na promoção, nesse caso criou-se o valor agregado, isto é, receber serviços maior do que era presumido pelo mesmo.

Ao se implantar uma cultura de relacionamento, é possível observar que, passou a ressaltar os benefícios, basta então que mantenha contatos frequentes e com benefícios para ambos, mensurar periodicamente a qualidade do serviço prestado.

Buscar manter um relacionamento positivo com todo o ciclo, como por exemplo, os colaboradores, vendedores da empresa caso ela os tenha, prestadores de serviços, bem como os sócios proprietários da empresa.

Quando nos referimos ao Marketing de Serviço estamos falando diretamente da qualidade e essa está intrinsicamente ligada à perspectiva do cliente, bem como, ao ajuste às necessidades do mesmo. De modo que cada consumidor possui suas expectativas relacionada à qualidade do serviço que podem ser entendidas em três dimensões distintas e fundamentais:

Experiência com o serviço ou ainda indicação de outro que o conheça;

A necessidade pessoal; e

As informações recebidas.

De modo que é possível entender que melhorar a qualidade dos serviços necessita de um esforço continuo e grandioso, de maneira que esse torne-se uma vantagem competitiva.

Para Mintzberg (2010) diferenciação é uma estratégia que envolve o desenvolvimento de produtos ou serviços únicos, com base na lealdade à marca e do cliente.

Uma empresa pode oferecer desempenho ou características únicas, qualquer uma dessa características justifica preços mais altos.

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